Morning Call – 10.03.2022

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on email

🌏🇺🇸🇧🇷 Os mercados europeus e índices futuros dos EUA operam em baixa na manhã desta quinta-feira (10), enquanto as Bolsas asiáticas fecharam com ganhos, depois que os principais índices registraram ganhos acentuados à medida que os preços das commodities esfriaram na sessão anterior.

Investidores seguem monitorando a guerra na Ucrânia e as flutuações nos preços das commodities.

Os ucranianos acusaram aviões russos na noite de ontem de bombardear um hospital infantil na cidade sitiada de Mariupol, apesar de um acordo de cessar-fogo para permitir evacuações.
Enquanto isso, o Kremlin acusou Washington de travar uma “guerra econômica contra a Rússia” de fato depois que o governo Biden anunciou a proibição das importações de petróleo russo. O Reino Unido também prometeu eliminar gradualmente as importações russas até o final do ano.

Ontem, contudo, os preços do petróleo tiveram forte queda e as bolsa subiram forte em meio a algumas sinalizações de uma saída diplomática para a guerra.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky repetiu que está disposto a considerar alguns compromissos para acabar com os combates na Ucrânia, uma postura que mantém desde o início da guerra, acrescentando que não permitiria uma “traição” ao seu país. Ele disse disse à Bild TV que “o outro lado também deve estar disposto a fazer concessões – é por isso que são chamadas de concessões”. “Ainda não podemos falar sobre os detalhes.”
Nesta quinta, ocorre reunião entre os ministros das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, e da Rússia, Sergei Lavrov, para uma nova rodada de negociações sobre a guerra entre os dois países começou. O encontro é realizado em Antalya, na Turquia, no dia em que o conflito completa 15 dias.

Na atividade econômica, os investidores aguardam agora pela reunião do Banco Central Europeu que ocorre hoje (9h45), em busca de respostas sobre como a invasão da Ucrânia pela Rússia afetará a política monetária na região. Os números da inflação nos EUA também são destaques do dia, o que pode aumentar ainda mais as expectativas para a reunião do Fed na próxima semana.

Além disso, as reivindicações iniciais semanais de auxílio-desemprego estão programadas para sair hoje.

Por aqui, os principais destaques são os dados de vendas no varejo e geração de empregos formais (CAGED).

No campo político, o Senado adiou pela terceira vez a votação do PL dos combustíveis para frear alta nos preços. O tema em princípio deve ser retomado na sessão desta quinta-feira (10).

 

🗓 Calendário de hoje

Brasil 🇧🇷

9h: Vendas no varejo de janeiro.

9h30: Caged

Estados Unidos 🇺🇸

10h30: índice de preços ao consumidor (CPI) de fevereiro, com projeção Refinitiv de alta de 0,8% frente janeiro e de 7,9% na comparação com fevereiro de 2020

10h30: Pedidos de seguro-desemprego semanal, consenso é de 216 mil solicitações

16h: Balanço orçamentário Federal de fevereiro

 

(com Infomoney, Estadão Conteúdo, Investing, Bloomberg e Reuters)

Bons negócios.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on email
Fonte: Conecta Soluções

Publicado por:

Guilherme Henrique Cunha

Guilherme Henrique Cunha