post_2021_06_01

☀️ Morning Call – Recomenda Ações Research

Terça-feira (1) – Maio/2021

 

🌎🇺🇸O início do mês é movimentado, com o otimismo sobre a recuperação econômica global guiando as altas das principais bolsas mundiais nesta terça-feira (1), volta do feriado nos Estados Unidos.

A sessão também é de ganhos para as commodities, como minério e petróleo, em dia de reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo mais aliados (Opep+).

 

🇧🇷 No Brasil, atenção para os dados do PIB do Brasil a serem revelados pelo IBGE e para o noticiário político: nesta terça-feira, a médica Nise Yamaguchi falará à CPI da Covid.

Já no campo das reformas, os presidentes da Câmara e do Senado divergem sobre o avanço da administrativa.

 

🗓 Calendário de hoje

No Brasil, o grande destaque da agenda fica para o PIB do primeiro trimestre de 2021, que será divulgado às 9h (horário de Brasília).

O IBGE também divulga os dados de preços ao produtor de abril. Antes disso, às 8h, serão divulgados os dados do IPC-S de maio.

Mais tarde, às 10h, atenção para o PMI da indústria de maio divulgado pelo IHS Markit.

Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, participam do Fórum de Investimentos Brasil 2021 a partir das 9h.

A agenda também é movimentada nos EUA na volta do feriado.

Às 11h, Randal Quarles, membro do Fomc (Comitê Federal do Mercado Aberto), do Fed, realiza um discurso.

No mesmo horário será divulgado o ISM industrial relativo a maio nos Estados Unidos, assim como os dados de gastos com construção.

Um pouco antes, às 10h45, será divulgado o PMI industrial final do mesmo mês.

Às 11h30, o Fed de Dallas divulga o seu índice de atividade das empresas.

Às 15h, Lael Brainard, membro do Fomc, do Fed, realiza um discurso.

Agenda lotada!

 

👀 Mundo Corporativo

A Itaúsa, holding dona do Itaú Unibanco, informou na segunda-feira que fará um investimento adicional de R$ 1,2 bilhão na companhia de saneamento Aegea.

A Itaúsa explicou que operação foi acordada com os demais acionistas da Aegea e será feita por meio de um aporte de capital com emissão de ações preferenciais classe D da Aegea, conversíveis em ações ordinárias, e aporte de capital com emissão de ações preferenciais classe A com direito a voto em sociedades de propósito específico (SPEs).

Os aumentos de capital vêm após o consórcio com a Aegea, ter vencido o leilão para concessão dos Blocos 1 e 4 da companhia de saneamento fluminense Cedae, no fim de abril.

Com o novo investimento, a Itaúsa passará a deter 10,2% do capital votante da Aegea, sendo 34,57% das ações preferenciais classe D e 5,54% das ações preferenciais classe A das SPEs.

Já a Petrobras informou na véspera que foi efetivada a renúncia do conselheiro de administração Marcelo Gasparino da Silva, que havia sido eleito por meio de processo de voto múltiplo em assembleia de acionistas ocorrida em 12 de abril.

A renúncia de Gasparino, representante de minoritários, foi inicialmente comunicada apenas quatro dias após a assembleia, depois de o conselheiro afirmar que renunciaria para provocar nova eleição do colegiado, alegando problemas nos procedimentos da assembleia que o elegeu.

 

Excelente dia e bons investimentos

 

(com Reuters, Estadão Conteúdo e InfoMoney)

Escrito por:

A Recomenda Ações e seu blog preza pela qualidade da informação e atesta a apuração de todo o seu conteúdo produzido pela equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O Blog se faz apenas para fins informativo.