post_2021_03_25
  • O que é? 

O conceito de opção surge como um direito negociável de compra ou de venda de um ativo, a um preço fixado, em uma determinada data no futuro. O comprador deste contrato de direito, ao adquirir a opção, passa ser o titular (comprador da opção), e assegura o direito de exercer seu contrato em data futura (dia do vencimento), a um preço pré-fixado (preço de exercício) no mercado à vista (SPOT) a ação-objeto. No momento desta aquisição este direito se exaure no tempo, sendo que, no Brasil, este período é de um mês, sempre na terceira segunda-feira do mês. A data de expiração da opção (direito) corresponde ao dia do vencimento ou a data de encerramento de sua posição (zeragem). O vendedor deste contrato de direito, ao vender a opção, passa a ser o lançador, e fica com a obrigação de cumprir com o acordo feito com o titular. Portanto será obrigado a comprar ou vender a ação objeto pelo preço de exercício até data do vencimento. Sua obrigação termina no dia do vencimento, ou a data de encerramento de sua posição (zeragem). De acordo com o tipo de opção o titular poderá exercer o seu direito antes da data de vencimento. 

 

  • Tipos de Opção 

Opção Americana – Permite exercícios durante toda a vigência da opção até o vencimento (CALL brasileira). 

Opção Europeia – Só permite o exercício na data do vencimento. 

 

  • Opção de Compra x Opção de Venda 

Opção de compra (CALL)  

Dá ao comprador (titular) o direito de comprar um determinado lote padrão de um ativo objeto por um preço pré-determinado (preço exercício) até uma determinada data (vencimento), mediante o pagamento de um prêmio (preço da opção). Ao vendedor de uma opção de compra denomina-se lançador. O lançador, se exercido, é obrigado a entregar o ativo objeto pelo preço de exercício. Quanto ao preço limite de uma opção de compra, o valor vai de zero até infinito. 

Opção de Venda (PUT)  

São as opções de venda. Portanto, quem compra uma opção do tipo PUT estará comprando um direito de vender o ativo a ela atrelado (no nosso caso, uma ação) por um determinado preço, em uma determinada data. Quem compra uma opção terá o direito a decidir se irá exercer o contrato até o dia do vencimento, ou não. 

 

  • Opções ITM, ATM, OTM 

Opção ITM (in the money = dentro do dinheiro): Nas opções de compra são aquelas com exercício abaixo do preço de mercado do ativo objeto. 

Opção ATM (at the money = no dinheiro): Na CALL são aquelas opções com exercício mais próximo do preço de mercado do ativo objeto. 

Opção OTM (out of the money = fora do dinheiro): Na CALL são as opções com exercício acima do preço de mercado do ativo objeto. 

Escrito por:

A Recomenda Ações e seu blog preza pela qualidade da informação e atesta a apuração de todo o seu conteúdo produzido pela equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O Blog se faz apenas para fins informativo.