WhatsApp Image 2021-06-03 at 12.47.08

No nosso “Dicas da Gabi” de hoje falaremos de empresas que se destacam pela aderência ao ESG.

Primeiro vamos falar rapidamente o que é o ESG – é uma sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, na sua tradução).

As companhias que têm boas práticas nesses campos apresentam resultados melhores ao longo do tempo.

Além disso, o conceito também pode ser (e está sendo) critério de escolha dos investidores para investir.

Hoje nasce fundos de investimentos por exemplo que só investem em empresas que possuem aderência ao ESG.

Para entendermos um pouco mais sobre, rapidamente cada significado das letras.

 

Environmental (Ambiental)

Práticas ambientais , como a empresa reduz o impacto ambiental e se preocupa com questões como aquecimento global e emissão de carbono, eficiência energética, gestão de resíduos, poluição e recursos naturais e outros.

 

Social (Social)

Já a letra S, de Social, é como a empresa respeita os seus parceiros: clientes, colaboradores e funcionários.

Os temas envolvidos nesta pauta são inclusão e diversidade, direitos humanos, engajamento dos funcionários, privacidade e proteção de dados, políticas e relações de trabalho, relações com comunidades e treinamento da força de trabalho.

 

Governance (Governança)

Quando o assunto é governança trata-se de como a companhia adota as melhores práticas de gestão corporativa.

Como diversidade no conselho, ética e transparência, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal, e política de remuneração da alta administração e canal de denúncias.

 

Agora, quais companhias listadas na bolsa de valores estão ganhando destaques de sustentabilidade?

Magazine Luiza (MGLU3), Enjoei (ENJU3) e Klabin (KLBN11) são protagonistas de ações que atraíram investidores e a atenção de gestores da fundos.

Um dos pontos mais interessantes na análises ESG da Magazine Luiza é a transparência com que a empresa reconhece seus potenciais de melhora na área ambiental e social, na esfera social, ao se transformar em um ecossistema de varejo, o Magali percebeu que seu propósito de democratizar o acesso seria ainda mais amplo, ajudaria muitos consumidores a realizar compras on-line e auxiliaria vários micro e pequenos comerciantes a vender seus produtos de forma online.

A Enjoei também chega como uma solução para a indústria em aquisição online de produtos de segunda mão, comprar uma peça de segunda mão é positivo para o meio ambiente, e entender que roupas são bens que podem ser revendidos contribui para tornar o consumo mais racional.

E a Klabin que possui fábricas com movimentação de celulose, adotou sistemas de controle e reutilização de água e resíduos sólidos, e preservação de animais em extinção também encontram-se sob responsabilidades da companhia.

Agora que você já conhece as três companhias de destaque de sustentabilidade, você pode iniciar mais uma diversificação na sua carteira, e além de investir em grandes empresas na bolsa de valores, estará investindo em propósito.

 

Bons investimentos.

Escrito por:

A Recomenda Ações e seu blog preza pela qualidade da informação e atesta a apuração de todo o seu conteúdo produzido pela equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O Blog se faz apenas para fins informativo.