post_2021_06_09_02

O Boi Gordo é um ativo financeiro negociado pela B3, e é utilizado como um meio de gestão de risco sobre as oscilações de preços dessa commodity, que é uma das principais do Brasil – país considerado um dos maiores exportadores de carne bovina do mundo.

Muitas pessoas, não sabem como esse mercado funciona. Algumas não cosabem como adquirir um contrato de negociação de um animal de corte. Afinal, seria necessário receber o animal em sua casa? Se não, qual é a finalidade de sua negociação?
Vamos entender melhor?
O que é um contrato de Boi Gordo?
Explicando de forma bem resumida os contratos futuros de boi gordo, são acordos de compra e venda de arrobas desse animal, em uma data futura, por um preço preestabelecido no momento da negociação.

Quem negocia esse ativo, no geral, tem o intuito de evitar as oscilações dos preços, determinando-o no momento da negociação, por meio do mercado futuro. É importante que fique claro que, o comprador não precisa adquirir os animais, assim como vendedor não precisar entregar , o que são negociados nesse contrato são os lucros desta negociação.
A base que envolve a negociação dos contratos futuros de boi gordo é a definição do preço da arroba líquida do animal em data futura. O contrato faz referência à carcaça do animal bovino macho, castrado e bem-acabado (carcaça convexa), criado em pasto ou em confinamento, com 16 arrobas líquidas – ou mais – de carcaça e no máximo 42 meses de idade.

Cada contrato equivale à negociação de 330 arrobas líquidas – sendo que cada arroba líquida equivale a 15 quilos – oriundas do animal que tem essas características. Ou seja, cada contrato negocia o equivalente a 4.950 quilos desse ativo-objeto.

Os preços do futuro de boi gordo variam de acordo com o mercado físico e também de acordo com a proximidade do vencimento do contrato, que ocorre mensalmente. O principal índice de referência do preço disponível por arroba dessa commodity, é o indicador agropecuário Boi Gordo Esalq BM&FBovespa.

A principal vantagens desse mercado é o fato de ele ter o costume de seguir longas tendências. Isso significa que a sua volatilidade costuma ser pequena, e, quando os preços começam a cair ou subir, esse movimento tende a perdurar por diversos pregões.

Contudo, vale a pena ressaltar que isso não garante que o mercado seguirá uma linha direcional por muito tempo. O fato de a volatilidade ser menor que outros ativos não significa que não haverá correções ao longo do tempo.

Além disso, apesar de costumar oscilar de forma descorrelacionada ao mercado financeiro, como todo ativo do mercado de renda variável, o contrato futuro de boi gordo pode sofrer oscilações causadas por fatores ique envolvem à economia como um todo e, principalmente, frente a problemas do próprio segmento, como pragas ou doenças que atinjam o gado. O mercado de futuro boi gordo é considerado o que mais proporciona alavancagem Como esse mercado possui tendências muito claras, é comum que ele respeite pontos gráficos de preços praticados em pregões anteriores. Isso significa que conceitos como suportes e resistência são muito bem delimitados. Além disso, essa característica também facilita muito a utilização de alguns indicadores da análise gráfica.
Oferece proteção para o investidor
Em geral, esses contratos são negociados por produtores e pessoas jurídicas ligadas ao setor agropecuário, porém, devido à sua alta alavancagem, baixa volatilidade e volume de negociações, esse contrato também é utilizado por aqueles que buscam uma maior diversificação de carteira.
O código do ativo futuro de boi gordo na Bolsa de Valores é o BGI, mas existem outros elementos que compõem a sua identificação.

Logo depois dessa sigla, é necessário inserir a letra que representa o mês de vencimento do contrato a ser negociado. O BGI tem vencimento todos os meses, sempre na última sessão de negociação do mês.

Assim, cada mês de vencimento tem as respectivas siglas:

Janeiro: F;
Fevereiro: G;
Março: H;
Abril: J;
Maio: K;
Junho: M;
Julho: N;
Agosto: Q;
Setembro: U;
Outubro: V;
Novembro: X;
Dezembro: Z.
Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais deste ativo!
Diversifiquem

Escrito por:

A Recomenda Ações e seu blog preza pela qualidade da informação e atesta a apuração de todo o seu conteúdo produzido pela equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O Blog se faz apenas para fins informativo.