O Propósito da assessoria financeira e apresentar ao cliente alternativas de como investir seus recursos.
O primeiro passo é entender quais são os objetivos do cliente, informações como idade, renda mensal, gastos mensais e ciclo familiar são fundamentais para traçarmos uma estratégia assertiva.
Atualmente existem 3 reservas dentro de um planejamento financeiro, são elas:
- Reserva do Dia-dia;
- Construção de patrimônio e
- Reserva de aposentadoria.
Vou apresentar uma pouco de cada uma delas.
A primeira reserva que é a do dia-dia, é voltada para emergências, o tipo de aplicação para essa reserva são fundos de renda fixa, CDB com liquidez diária, tesouro direto, pois são investimentos que tem o rápido resgate. Dentro dessa reserva é importante que tenha pelo menos de 3 a 6 vezes a sua renda mensal.
A segunda reserva é a de construção de patrimônio, dentro dessa reserva a recomendação é fazer investimentos de médio e longo prazo, uma diversificação entre fundos multimercado, crédito privado, ações dentro outros. Lógico que esses investimentos vão ser distribuídos de acordo com o perfil de cada investidor.
A terceira reserva é a de aposentadoria, que nada mais é que ter uma reserva para o momento em que for se aposentar, afinal com tantas mudanças na Previdência Social, não sabemos como serão as aposentadorias lá na frente, e o teto de pagamento do INSS, HOJE é de R$ 6.433,57, valor que talvez não vá suprir muitos padrões de vida. Então é importante nos programarmos para termos essa reserva. O tipo de investimento para aposentadoria são previdências e fundos de longo prazo.
A assessoria financeira, tem como objetivo ajudar os clientes iniciar ou até mesmo continuar suas reservas e alcançar seus objetivos.