post_2021_03_29_3

O Propósito da assessoria financeira e apresentar ao cliente alternativas de como investir seus recursos. 

O primeiro passo é entender quais são os objetivos do cliente, informações como idade, renda mensal, gastos mensais e ciclo familiar são fundamentais para traçarmos uma estratégia assertiva. 

Atualmente existem 3 reservas dentro de um planejamento financeiro, são elas: 

  • Reserva do Dia-dia; 
  • Construção de patrimônio e  
  • Reserva de aposentadoria. 

Vou apresentar uma pouco de cada uma delas. 

A primeira reserva que é a do dia-dia, é voltada para emergências, o tipo de aplicação para essa reserva são fundos de renda fixa, CDB com liquidez diária, tesouro direto, pois são investimentos que tem o rápido resgate. Dentro dessa reserva é importante que tenha pelo menos de 3 a 6 vezes a sua renda mensal. 

A segunda reserva é a de construção de patrimônio, dentro dessa reserva a recomendação é fazer investimentos de médio e longo prazo, uma diversificação entre fundos multimercado, crédito privado, ações dentro outros. Lógico que esses investimentos vão ser distribuídos de acordo com o perfil de cada investidor. 

A terceira reserva é a de aposentadoria, que nada mais é que ter uma reserva para o momento em que for se aposentar, afinal com tantas mudanças na Previdência Social, não sabemos como serão as aposentadorias lá na frente, o teto de pagamento do INSS, HOJE é de R$ 6.433,57, valor que talvez não vá suprir muitos padrões de vida. Então é importante nos programarmos para termos essa reserva. O tipo de investimento para aposentadoria são previdências e fundos de longo prazo. 

A assessoria financeira, tem como objetivo ajudar os clientes iniciar ou até mesmo continuar suas reservas e alcançar seus objetivos. 

Escrito por:

A Recomenda Ações e seu blog preza pela qualidade da informação e atesta a apuração de todo o seu conteúdo produzido pela equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O Blog se faz apenas para fins informativo.